Ver e viver arquitetura

Viagem a São paulo

Novembro 2009

Casa modernista - Warchavchick




A primeira casa que se entregar ao repertório modernista no Brasil construída entre 1927-28 é um marco na história do país.
Hoje parque modernista, conta a saga da introdução do ideal moderno no país.
Um terreno amplo, verde, uma verdadeira área de descanso para os olhos e para a mente.
A casa, não menos que diferente, mistura a realidade neocolonial que o país vivia na época e a tentativa de implantação do ideal moderno.
No entanto o próprio arquiteto se vê obrigado a reformar em 1935 na tentativa de adequá-la a família que vinha crescendo, bem como proporcionar mais segurança aos mesmos. A tentativa provoca mudanças que saltam aos olhos chegando à incompreensão.
De uma fachada que antes era plana passa a apresentar um volume perturbador assim como as grades que passam a chamar mais atenção que a própria esquadria, que foi brilhantemente pensada e desenhada na época.
Entramos então na discussão da pós-ocupação, que não sei até onde caberia visto que (e o que é mais intrigante) a reforma é do próprio autor, do próprio ocupante, então ela foi realmente pensada seja estética e funcionalmente.
Podemos sim ressaltar a genialidade do arquiteto, quando ao permear por uma área totalmente nova se vê motivado a projetar cada mínimo detalhe para proporcionar a nova dinâmica da casa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário